Transmitido diariamente pela rádio FM Cultura, programa pode ser ouvido também através da internet
A Radiovisual, programa de rádio da 7ª Bienal do Mercosul, segue até o dia 29 de novembro com uma programação que incorpora obras sonoras de artistas, entrevistas, debates, informações sobre a 7ª Bienal e seu Projeto Pedagógico. Um streaming da Radiovisual roda os programas na internet ininterruptamente, 24 horas por dia, que podem ser conferidos através do site www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul. No rádio, o programa é veiculado diariamente na Rádio FM Cultura (dial 107.7) de Porto Alegre, a partir das 22h4min33seg, com duração de 1h.
A Radiovisual, programa de rádio da 7ª Bienal do Mercosul, segue até o dia 29 de novembro com uma programação que incorpora obras sonoras de artistas, entrevistas, debates, informações sobre a 7ª Bienal e seu Projeto Pedagógico. Um streaming da Radiovisual roda os programas na internet ininterruptamente, 24 horas por dia, que podem ser conferidos através do site www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul. No rádio, o programa é veiculado diariamente na Rádio FM Cultura (dial 107.7) de Porto Alegre, a partir das 22h4min33seg, com duração de 1h.
A Radiovisual é um dos programas da 7ª Bienal do Mercosul e faz parte da exposição Texto Público, coordenada pelo curador Artur Lescher. O projeto, que tem cocuradoria da artista Lenora de Barros, é realizado em parceria com a Rádio FM Cultura da Fundação Cultural Piratini, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A sua programação tem perfil artístico e experimental, com caráter de rádio-arte, e se propõe o desafio de excitar frequências e propagar conteúdos diferenciados. Segundo Lenora de Barros, a Radiovisual está composta por formas abertas, gêneros radiofônicos variados, aptos a receber conteúdos e criações externas que estimulem e criem outras formas de produção.
Ao redor de 433 é uma das seções da Radiovisual. São peças sonoras criadas especialmente por vários artistas convidados. As 124 obras que compõem o projeto Ao Redor de 433 estão disponíveis para audição em http://www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul/pt-br/ao-redor-de-433. O título da seção se refere ao conhecido concerto criado por John Cage em 1952. Essas performances sonoras também podem ser ouvidas no espaço expositivo da Bienal no Armazém A5 do Cais do Porto, em Porto Alegre, onde a Radiovisual tem um estúdio e uma arquibancada sonora para o público ouvir o programa. Entre os artistas, músicos, poetas e escritores que criaram peças para o programa, estão Arnaldo Antunes, Kassin, Moreno Veloso, Arrigo Barnabé, Cid Campos, Péricles Cavalcanti, Bernardo Carvalho, Antonio Cícero, Brígida Baltar, Laura Erber, Chiara Banfi, Marcia Xavier, Lia Chaia, Laura Vinci, Marilá Dardot, Brandon Labelle, Mauricio Ianês e Cris Bierrenbach.
O programa atua como um símbolo da 7ª Bienal e de seus objetivos: comunicar, irradiando as mostras para além da estrutura física da própria Bienal para aproximar o público, tanto do artista quanto de uma reflexão sobre os processos criativos de hoje.
Sobre a programação
Programação diária na Rádio FM Cultura (107.7) - das 22h433 até às 23h ou no site www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul
- Cada dia o programa da rádio vai abordar uma curadoria da 7ª Bienal do Mercosul, seja com entrevistas, músicas ou obras sonoras que tenham relação com a mostra ou programa
- Entrevistas com artistas e curadores
- Entrevistas com o público
- Reportagens sobre eventos da Bienal
- Informações de serviço da Bienal
- Obras sonoras contemporâneas e históricas pesquisadas pela equipe da Rádio
- Obras sonoras enviadas por artistas
- Obras sonoras do projeto Ao Redor de 433
- Conteúdos especiais: radionovelas, minidocumentários, performances sonoras produzidos pela equipe da Radiovisual ou cedidos para a Bienal
- Cacos sonoros. Frases, sons, trechos de músicas e poemas
- Karaokê poético. Colheita sonora feita entre o público a partir de leitura de poemas visuais durante a Pré-Bienal, e que num segundo momento serão selecionados e executados durante a programação da Rádio
- Músicas. Um leque que vai do erudito ao pop. A premissa é que sejam canções que tenham um caráter de contemporaneidade ou experimentação tanto na composição quanto na mixagem. De Bjork a Ligeti; de Walter Franco ao pianista Glenn Gould tocando Bach (através de um processo de gravação e mixagem não convencional para a música erudita. São gravações consideradas um marco no século XX).
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