quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mesa-Redonda sobre Arte Contemporânea - Paulo Darzé Galeria de Arte

Acontece nesta sexta-feira, 14 de maio,  às 18h uma mesa redonda para discutir sobre vídeo e fotografia na arte contemporânea na Paulo Darzé Galeria de Arte. O evento faz parte da exposição individual do artista Caetano Dias, intitulada Transverso, que fica em cartaz até o dia 15 de maio. O objetivo é trazer para Salvador pesquisadores, críticos e curadores reconhecidos nacionalmente para promover um diálogo sobre novas perspectivas artísticas.

Está confirmada a presença de Daniela Bousso, curadora e diretora do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes em São Paulo, Eduardo Brandão, sócio da Galeria Vermelho e professor de fotografia da FAAP, André Parente, artista e pesquisador do audiovisual e das novas tecnologias da imagem pela UFRJ, Josué Mattos, mestre em práticas curatoriais e gestão cultural pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne e Cláudia Pôssa, doutora em fotografia pela Universidade de Barcelona e professora da UFBA.

Os palestrantes irão trazer algumas reflexões sobre o uso da fotografia e do vídeo na arte contemporânea e sobre diferentes aspectos da obra de Caetano Dias. Na exposição, o artista usa vídeos, fotografias digitais, objetos e instalações multimídias para falar sobre vestígios de geografias e arquiteturas. O catálogo da mostra, que traz textos assinados por Stella Carrozzo, André Parente, Eric Corne, Jacopo Crivelli, Josué Mattos, estará à venda no local.

Mesa sobre arte contemporânea
Palestrantes: Josué Mattos, Eduardo Brandão, André Parente, Daniela Bousso e Cláudia Pôssa
Dia: 14 de maio, das 18 às 21h30 horas
Local: Paulo Darzé Galeria de Arte, Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8 - Corredor da Vitória
Telefone para informações: (71) 3267-0930
www.paulodarzegaleria.com.br/


Caetano Dias  - Nasceu em Feira de Santana, Bahia, em 1959. Já realizou diversas individuais no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Paço das Artes, na Galeria de Arte Marília Razuk, em São Paulo, na Casa de Las Américas, em Havana, Cuba, entre outras.  Recentemente, participou de residências artísticas em  Le Fresnoy – França - Cite Internationale des Arts, Paris/França; Can Xalant, Barcelona/Espanha;  Museu da Imagem e do Som, São Paulo/SP e na Fundação Derouin, Valdavid - Quebec/Canadá.  Sua obra faz parte dos acervos da Casa de Las Américas - Havana/Cuba,  Museu de Arte Moderna – Salvador, Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea – Centro Dragão do Mar – Fortaleza, Museu Berardo de Lisboa/Portugal e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea- Coleção Berardo. 

Josué Mattos - Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre (Paris, França), é Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea e Mestre em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Paris, França) com tese sobre  questões de semiologia relacionadas à produção artística brasileira, tendo por interesse central a reapropriação do mito e da memória da vanguarda aos dias de hoje. Dentre os projetos que executou como curador destacam-se as exposições Terres et Cieux e En faisant des étoiles durante o Festival Inter-câmbio.

Eduardo Brandão - Curador independente e professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Junto com Eliana Finkelstein, criou a Galeria Vermelho, com foco na fotografia, na performance e na arte eletrônica.

André Parente - Artista e pesquisador do audiovisual e das novas tecnologias da imagem. Em 1987 conclui seu doutorado em Paris sob a orientação do filósofo Gilles Deleuze. Desde 1987 é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, onde fundou e coordena o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem). É autor de vários livros, dentre eles destacamos: Imagem-máquina (1993); Sobre o cinema do simulacro (1998); O virtual e o hipertextual (1999); Narrativa e modernidade (2000); Redes sensoriais (2003, em parceria com Kátia Maciel); Tramas da rede (2004); Cinema et narrativité (2005); Preparações e Tarefas (2008). Entre 1977 e 2009, realizou inúmeras fotografias, filmes, vídeos e instalações nos quais predominam a dimensão experimental, trabalhos mostrados no Brasil e no exterior (França, Alemanha, Espanha, Portugal, México, Colômbia, Argentina, entre outros).

Daniela Bousso - Historiadora, crítica de artes visuais e curadora independente. Doutora em Artes Visuais e Comunicação e Semiótica, Dirige o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, desde 2007 e o Paço das Artes desde 1997. Mestre em história da arte brasileira pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi curadora do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia de 2000 a 2007. É especialista em planejamento estratégico e formulação de políticas públicas voltadas às artes midiáticas.

Cláudia Pôssa - Doutora em artes pelo programa “Fotografia y Vídeo”, da Universidade de Barcelona e professora da Universidade Federal da Bahia. Participou do Programa de Cooperação Interuniversitária América Latina – Espanha 2002, como professora visitante, no programa “Interación entre Arte y Fotografía”, na Universitat Politècnica de Valencia, Valência / Espanha . Tem publicado textos dentre eles “Carnaval de Oruro segundo Pierre Verger”, no catálogo da 4a Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Em setembro de 2009, realizou a curadoria da exposição “De um mundo ao Outro – Pierre Verger nos Anos 30”, em parceria com Alex Baradel, da Fundação Pierre Verger, no Palacete das Artes Rodin Bahia e na Aliança Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário