sexta-feira, 12 de março de 2010

Palestra Cálculo de Expressão e lançamento do livro Iberê Camargo: Origem e Destino na Fundação Iberê Camargo

Palestra Cálculo de Expressão - Mônica Sielinsky, Paulo Sérgio Duarte, Vera Beatriz Siqueira
Às 11h do dia 13 de março, o público poderá acompanhar debate sobre a exposição Cálculo da Expressão, realizado entre a curadora da mostra e professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Vera Beatriz Siqueira, a responsável pela catalogação da obra de Iberê Camargo, Mônica Zielinsky, e o crítico e professor de história da arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Duarte. Os participantes que se inscreverem pelo site da Fundação (www.iberecamargo.org.br) receberão o livro Iberê Camargo: Origem e Destino¸ editado pela Cosac Naify e pela Fundação e que será lançado no mesmo dia e autografado pela autora Vera Beatriz Siqueira
A Fundação Iberê Camargo reúne, no dia 13 de março, três grandes nomes da arte brasileira no ciclo de palestras gratuito sobre a exposição Cálculo da Expressão, mostra que reúne obras de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo e que permanece em cartaz até 14 de março. Vera Beatriz Siqueira, professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), historiadora de Arte, doutora em história pela mesma instituição e curadora da mostra, Mônica Zielinsky, professora de Teoria e História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e responsável pela catalogação da obra de Iberê Camargo, e Paulo Sérgio Duarte, crítico, professor de história da arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, irão debater sobre as obras e a trajetória dos três mestres expressionistas. “Irei apresentar questões que motivaram a curadoria e explicarei como selecionei as obras. Relatarei sobre a ideia da mostra, que é apresentar as gravuras dos três artistas como um processo estruturado para reproduzir o potencial visual que eles almejavam. A economia de meios de Goeldi, a formalização erudita de Segall, a concentração e intensidade formal de Iberê Camargo seriam esses cálculos de expressão”, adianta a curadora.
O ciclo será às 11h, na sede da Fundação e, para deleite do público, aqueles que efetuarem a inscrição pelo site (www.iberecamargo.org.br) receberão o livro Iberê Camargo: Origem e Destino¸ autografado pela autora Vera Beatriz Siqueira. A obra da editora Cosac Naify e da Fundação Roberto Marinho traz 51 ilustrações e textos que transitam por quatro fases principais do artista, e será lançada logo após o ciclo de palestras, com sessão de autógrafos.
Cálculo de Expressão – A exposição Cálculo de Expressão, tema do ciclo gratuito de palestras do dia 13, fica em cartaz em Porto Alegre até o dia seguinte, 14 de março, e reúne um encontro raro: 156 gravuras, 12 matrizes e nove livros ilustrados de três dos principais nomes da arte moderna brasileira, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo. Da Capital Gaúcha, a mostra vai para São Paulo, onde será apresentada no Museu Lasar Segall de 24 de abril até 10 de junho. O patrocínio é das empresas Gerdau, Itaú, Camargo Corrêa, Vonpar e De Lage Landen, e auditoria de PriceWaterhouseCoopers.

lançamento do livro Iberê Camargo: Origem e Destino
Um convite para percorrer a vida e a obra de Iberê Camargo (1914-1994) e um painel extremamente cuidadoso e enriquecedor, tanto para os que conhecem o trabalho do artista quanto para aqueles que procuram uma apresentação ao seu universo. Assim é o livro Iberê Camargo: Origem e Destino, escrito pela professora de História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vera Beatriz Siqueira. Na obra, que será lançada no dia 13 de março, ela transita pelas fases do artista que o transformaram num dos mais importantes da pintura brasileira.
Publicado pela maior editora de artes do país, a Cosac Naify, e pela Fundação Iberê Camargo, o volume é organizado cronologicamente, como uma biografia, e sua espinha dorsal conduz o leitor pelas experiências e encontros que influenciaram Iberê Camargo. A autora dividiu o livro em quatro fases principais: Origem e destino (1914-56); Carretéis, estruturas dinâmicas, núcleos (1956- 64); A qualidade da forma (1964-80); e Imagens interiores (1980-1994). Cada capítulo traz imagens não apenas das obras do pintor, mas também de esboços de obras, estudos e desenhos. Ao final de cada uma das quatro partes, a edição traz comentários analíticos dos quadros mais representativos do artista, escritos pelos mais importantes críticos de arte brasileiros, entre os quais Rodrigo Naves, Paulo Venâncio Filho, Ronaldo Brito, Lorenzo Mammì, Ferreira Gullar e Paulo Sérgio Duarte.

Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique 2.000, Porto Alegre - RS
51-3247-8000 ou site@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br
Terça a domingo, das 12h às 19h; quinta, das 12 às 21h

Fonte Canal Contemporâneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário