segunda-feira, 22 de março de 2010

Myra Gonçalves - Caixas de Luz

Uma caixa de fósforos pode tirar fotos. A prova está na exposição Caixas de Luz - A fotografia feita com câmeras artesanais, que a artista plástica e fotógrafa Myra Gonçalves inaugura na segunda-feira, 22 de março de 2010, no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A entrada é franca. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.
Caixas de Luz reúne 20 trabalhos (15 de 30x45cm, três de 50x70cm e dois de 60x200cm) feitos a partir da técnica de pinhole com negativos coloridos. A proposta surgiu em sala de aula, quando a artista lecionava na UFRGS. "Propus trabalharmos com a tecnologia primordial da fotografia - a câmera obscura -, construindo câmeras fotográficas com caixas de fósforos", conta.
O interessante de uma câmera artesanal, segundo Myra, é o resultado imprevisível, sujeito ao acaso. "A magia se completa quando o fotógrafo, que não pode controlar a conformação da imagem, pois não possui visor, é tão surpreendido por ela quanto aquele que a vê pela primeira vez", afirma. Para a exposição, Myra selecionou fotos captadas em lugares como o Zoológico de Sapucaia, o McDonald's da Silva Só, a passarela da Rodoviária e o Instituto de Biociências da UFRGS. Luminosas e coloridas, as imagens lembram um mundo de fantasia - no limiar entre real e imaginário.
A exposição vai até 9 de abril, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras. No dia 1º de abril, a Câmara funcionará até o meio-dia, e, na Sexta-feira Santa (2/3), estará fechada. Informações no setor de Exposições do Memorial da Câmara: (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br. Contato com a artista: (51) 9183-9375 e myragonçalves@yahoo.com.br

Fonte CMPA - Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Nenhum comentário:

Postar um comentário