sábado, 20 de março de 2010

Documentário Chelpa Ferro - Lançamento + projeção

Criado em 1995 pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini, e pelo editor de cinema Sergio Mekler, o Chelpa Ferro explora a plasticidade do som em esculturas, objetos, instalações, performances e apresentações musicais que desafiam os sentidos do espectador. Entre outras mostras, o grupo esteve nas bienais de Veneza (2005), Havana (2003), São Paulo (2002, 2004) e na Bienal de Arte Contemporânea de Liverpool (2002).
O sexto documentário da série Videobrasil Coleção de Autores tem direção de Carlos Nader, conhecido por uma obra audiovisual de tom ensaístico e autor de Pan-cinema permanente (2007), sobre o poeta baiano Waly Salomão, vencedor da competição nacional do festival É Tudo Verdade (2008). No novo documentário, Nader compartilha com o Chelpa Ferro a montagem do objeto sonoro Totoro, na Pinacoteca de São Paulo, e da instalação Jungle Jam, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em 2008.
Falas dos artistas e excertos de trabalhos anteriores, como Acqua Falsa (2005), apresentada na Bienal de Veneza, e O gabinete de Chico (1998), que estreou no 12º Videobrasil, entremeiam-se no documentário, que aproxima o público das práticas, das inquietações e do senso de humor particular por trás das obras de Luiz Zerbini, Barrão e Sergio Mekler.
Com legendas em inglês e espanhol, o DVD inclui uma entrevista exclusiva do curador e pesquisador Moacir dos Anjos, que fala da “arte do barulho” produzida pelo grupo carioca. “No âmbito da cultura, os sons do mundo nunca tiveram a mesma importância das imagens”, afirma. “A grande contribuição do Chelpa Ferro é nos fazer ouvir o barulho do mundo; ouvir o que pulsa, em termos sonoros, ao nosso redor.”

20 de março, sábado, 17h

Galeria Progetti

Travessa do Comércio 22, Arco do Telles, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2221-9893 ou info@progettirio.com
www.progettirio.com
Terça a sábado, 11-19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário