A PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO e a PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (Departamento de Difusão Cultural) apresentam à comunidade este Seminário que tem por objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos que optaram pela ênfase em História, Teoria e Crítica no curso de Artes Visuais – Bacharelado. Nesta opção, os formandos desenvolvem uma investigação sobre tema de sua escolha, no campo das artes visuais, empregando metodologias e referenciais teóricos próprios da história da arte, da teoria e da crítica, divulgando seus resultados na forma de um texto (monografia, ensaio) e defesa pública.
Cada comunicação terá a duração prevista de 15 minutos, acompanhada de projeção de imagens. O debate com o público será aberto no final das apresentações dos painelistas.
Na seqüência do Seminário haverá uma conversa com os artistas participantes da exposição “Projetos de graduação em artes visuais 2009/1” e o lançamento do catálogo referente a mesma exposição.
2º Seminário de projetos de graduação em Artes Visuais:
História, Teoria e Crítica
Programação:
10h Apresentação e coordenação geral: Profª. Ana Maria Albani de Carvalho
"A Pesquisa em História, Teoria e Crítica na graduação em Artes Visuais"
10h15 Eduardo de Souza Xavier
“Aspectos da poesia concreta na obra de Lenora de Barrros”
Esta pesquisa aborda a obra de Lenora de Barros e sua relação com a poesia concreta brasileira. A obra desta artista, que começou sua carreira como poeta em meados dos anos 1970, possui até hoje ligações bastante intensas com a poesia, em especial com a concepção que a teoria da poesia concreta, ensaiada por Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari na década de 1950, possui sobre este campo artístico. Para comprovarmos esta hipótese, são apresentados determinados pressupostos deste movimento, para depois os discutirmos na obra de Lenora de Barros, através da série de vídeos Não quero nem ver, exibida em 2005 na 5º Bienal do Mercosul.
Professora orientadora: Mônica Zielinsky
10h30 Fernanda Barroso Bruno de Carvalho
“Consequências de uma Fantasia: ação e reações à obra de Rodrigo Braga”
A presença constante de obras que causam rejeição em mostras de arte contemporânea, a reação do público e as repercussões, geralmente negativas, nos meios de comunicação, apontam para um descompasso entre arte que rompe limites morais vigentes na sociedade moderna ocidental e percepção do espectador. O objetivo desse trabalho é compreender os fatores que envolvem a relação entre obra artística legitimada, considerada repulsiva e sua recepção por um segmento de público que manifesta seus julgamentos e suas considerações, através de mídia eletrônica (correio eletrônico, fórum de discussão e postagens em blogs e sites da internet), verificando também as motivações/justificativas apresentados pelo artista, através do estudo de caso da obra Fantasia da Compensação, do brasileiro Rodrigo Braga.
Professora orientadora: Ana Maria Albani de Carvalho
Seminário de projetos de graduação em Artes Visuais: História, Teoria e Crítica: 18 de novembro, quarta-feira, às 10h
Conversa com os artistas e lançamento do Catálogo da exposição “Projetos de graduação em artes visuais 2008/2” previsto para o encerramento do Seminário, às 11h.
Visitação à exposição “Projetos de graduação em artes visuais 2009/1”: até 20 de novembro, das 10h às 18h, de segunda à sexta.
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 - 1º andar - Porto Alegre, RS
Informações: 3308-4302 / iapin@ufrgs.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário