quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O PLENO ou O VAZIO


A exposição O PLENO ou O VAZIO é numa videoinvasão realizada no dia 17 de novembro de 2009 no Espaço Ado Malagoli, localizado no térreo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O espaço expositivo, sob coordenação do Centro Acadêmico Tasso Correa, é destinado a mostras dos alunos do curso de Artes Visuais.
Trata-se de uma invasão porque o projeto não foi submetido à aprovação dos responsáveis pelo espaço. Justamente por não estar claro quais são os procedimentos e critérios de seleção das propostas: não há sequer um processo seletivo, como o esperado em uma instituição pública.
Em 2009, quando voltou à atividade após um ano de reformas no Instituto de Artes, o espaço passou por longos períodos em ociosidade. As poucas exposições que ocorreram estavam diretamente ligadas aos membros do Centro Acadêmico, os quais, quando contatados por nós ainda no início do ano, informaram que a agenda para o ano já estava completa.
Ao observarmos esses fatos, surgiu a idéia de realizarmos uma videoinstalação no formato de uma exposição, pensando os constantes questionamentos acerca da real produtibilidade das instituições e dos eventos do circuito artístico, e traçando um paralelo com a atuação dos órgãos públicos. Os trabalhos presentes em O PLENO ou O VAZIO propõem uma reflexão poética sobre espaços esvaziados, improdutivos.
Os quatro vídeos são apresentados numa videoinstalação com seis televisores de tubo, aparelhos que estão em processo de abandono por conta da expansão no mercado de uma nova tecnologia. Dos seis televisores, dois estão estragados, a exemplo de muitas coisas do nosso cotidiano.


O PLENO OU O VAZIO
Espaço Ado Malagoli, Instituto de Artes – UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 – Térreo
Visitação: até 25 de novembro, segunda à sexta, das 8h às 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário