segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Antoni Muntadas

O MIS apresenta exibição inédita no Brasil do vídeo de Antoni Muntadas intitulado On translation: Miedo/Jauf. A obra conjuga depoimentos de trinta habitantes de Tarifa e Tanger, cidades limítrofes do Estreito de Gibraltar, a imagens de arquivos e materiais documentais e jornalísticos sobre a região. À exibição do vídeo, segue conversa com Antoni Muntadas sobre a obra e temas relacionados à ideia de fronteira.

On translation: Miedo/Jauf é classificada pelo artista como uma intervenção televisiva. Gravada entre os anos de 2006 e 2007, em ambos os lados do espaço geopolítico do Estreito de Gibraltar (Tarifa e Tanger), o vídeo requer, a princípio, sua transmissão pelas TVs locais dessas cidades limítrofes e das nacionais da Espanha e de Marrocos, enfocando o território fronteiriço e os entraves gerados pelas decisões políticas que afetam ambos os territórios. A obra aborda o tema da fronteira a partir do sentimento de medo, mostrando como essa emoção humana se traduz em construções culturais que remetem aos âmbitos político e econômico.


Antoni Muntadas também ministra o workshop Projeto como metodologia de trabalho, discutindo conceitos relacionados às fases de concepção e realização de um projeto artístico. Estes temas serão abordados a partir da exposição detalhada de alguns trabalhos realizados nos últimos anos e dos projetos que realiza atualmente: Istambul 2010, Alphaville e outros, São Paulo e About the academy, Harvard, Cambridge.

Muntadas propõe, a partir da apresentação dos participantes dos seus projetos em curso, a discussão e revisão de conceitos e elementos envolvidos na elaboração de um projeto artístico: conteúdo e pesquisa; como, quando e onde realizar; a fase de pós-produção.

O workshop destina-se a interessados em instalações, intervenções e projetos que tem a cidade como elemento primordial, bem como a interessados na realização de projetos interdisciplinares e colaborativos. 

Mais informações aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário