Oficina Desenhando no parque - Projeto Mapas Práticos - Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul
Público alvo: estudantes de artes, professores, maiores de 16 anos
Horários: das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local: Koralle. Rua José Bonifácio, 95. Farroupilha. Parque da Redenção
Nº de participantes por oficina: 40
Entrada franca. Inscrições pelos números 3254 7547 e 3254 7503, enquanto houver vagas disponíveis
Percursos Urbanos - Escuta na Cidade / Ruído na Bienal - com o artista Julio Lira
Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul - Programa de Residências Artistas em Disponibilidade
Saída do Armazém A3, do Cais do Porto, às 15h. É necessário chegar com 15 minutos de antecedência. Inscrições gratuitas pelo número 3254 7547 ou através do e-mail julia@bienalmercosul.art.br.
Dos 18 aos 30 ou a Bienal do Mercosul em 7 tempos - Com a proposta de reescrever a história da arte latino-americana através de um ponto de vista não-eurocêntrico, a Bienal do Mercosul foi realizada pela primeira vez em 1997. Em 1999, enfrentando dificuldades econômicas, foi de Restinga Seca às zonas de interação e adotou os conceitos de identidade e diversidade cultural. A terceira edição, em 2001, explorou o caráter transitório e nômade da arte contemporânea e foi dos contêineres às performances. Em 2003, veio a marca, o ponto de interrogação. A arte não responde, pergunta. Na 5ª Bienal, em 2005, as histórias da arte e do espaço foram divididas em vetores, não mais em bandeiras. Deu-se início a um processo de internacionalização e à transformação física e real do espaço público. Em 2007, na Terceira Margem do Rio, nos deparamos com três fronteiras, uma zona franca, muitas conversas e um projeto pedagógico. Hoje, a 7ª edição, com o Grito e a Escuta, pretende descentralizar, irradiar e percorrer. Este roteiro se dedicará a percorrer os espaços da cidade a partir da memória das Bienais do Mercosul.
Mediadora: Mônica Hoff, pós-graduanda em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS), especialista em Pedagogia da Arte (PPGEDU/UFRGS) e Bacharel em Artes Plásticas (IA/UFRGS). Atua no cruzamento das áreas arte e educação. Há três anos é responsável pela coordenação geral do Projeto Pedagógico da Fundação Bienal do Mercosul.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário