quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Seminários Internacionais Museu Vale – V Edição

Com o tema Do fundo abismo nascem as altas montanhas, a quinta edição dos Seminários Internacionais Museu Vale propõe pensar a crise no sentido positivo de sua superação. O propósito de investigar a questão como superar uma crise? nasce da necessidade de refletir sobre o que é crise, a fim de compreender tanto a sua constituição, intrínseca à própria condição humana, quanto o que significa a sua superação.
Interpretada geralmente como o que deve ser evitado ou aniquilado, toda crise é vista pelo senso comum como uma maldição. Todavia, essa visão comum e geral, ao esperar pela ausência de crise, preconcebe a possibilidade de uma existência sem dor, perfeita e paradisíaca, em que todos os homens são igualmente felizes. Tal preconceito, por não aceitar a vida como ela é e, assim, negar a sua finitude, estabelece uma péssima relação com a dor, com a falta, com a crise, proporcionando o pessimismo que assola a modernidade – nada vale a pena, tudo é indiferente –, diagnosticado pelo filósofo Friedrich Nietzsche como niilismo. Ao contrário dessa negação, a assunção da própria finitude da vida descobre que “é preciso ter ainda caos dentro de si para poder dar à luz uma estrela dançante”, e faz da crise motivo de superação, criação.
Com o objetivo de compreender como é do fundo abismo que nascem as altas montanhas, a quinta edição dos Seminários Internacionais Museu Vale convidou treze palestrantes nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento e da arte, para pensar a crise em suas diversas perspectivas. Desde a sua primeira edição, estes seminários buscam pensar o horizonte contemporâneo, no sentido de, por um lado, buscar perceber a indigência humana e social de nosso mundo e, por outro, encontrar possibilidades de sua superação.
Mais sobre o seminário pode ser conferido aqui

Fonte Fundação Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário